top of page
  • Foto do escritorThais

Primeira Liturgia do Alimento

Você só vai precisar do seu celular ou dessa liturgia impressa ou anotada para você ler. Está em itálico o que sugerimos que você leia.

Peça a palavra com um chamado seguro e acolhedor, de preferência, antes do prato principal ou antes mesmo do aperitivo.

Por exemplo: Meus queridos, minhas queridas, estou tão grata(o) de estarmos juntos nesse momento que gostaria de falar algumas palavras. Desde já agradeço a atenção de vocês.

Depois de ter a atenção de todos, siga para a leitura, que você pode imprimir ou ler no celular. Atenção: leia devagar!

Diz assim o Salmo 145 de Davi: “Oh, Eterno, os olhos de todos os seres se voltam para ti. E tu, no tempo certo, dás o alimento a todos nós. Abrindo as mãos, satisfazes os anseios de todos os viventes.”

Leia outra vez, para aprofundar o significado. Depois, se for do seu costume, faça uma oração, peça a alguém que ore, ou leia a oração abaixo. Se não for do seu costume orar a Deus, encerre com o voto que está também abaixo.

Oração: Senhor Eterno, somos gratos por esse alimento e pela mesa que preparaste para nós. Que nossas vidas sejam também alimento para o mundo. E que nossos vínculos de afeto sejam aperfeiçoados a cada dia. Amém.

Voto: Que essa mesa que nutre o corpo, nutra também a alma; que nossos sorrisos e abraços reguem a nossa vida na presença do Eterno. Que assim seja!

É comum que as pessoas respondam concordando “Que assim seja”. Se alguém mais quiser expressar sua alegria ou gratidão, é uma boa oportunidade. Para concluir esse momento, você pode desejar a todos um bom apetite ou reforçar a sua gratidão pela presença e pela atenção de todos.

Comentarios


bottom of page