top of page
  • Foto do escritorThais

Liturgia de Gratidão Simples

Você só vai precisar do seu celular ou dessa liturgia impressa ou anotada para você ler.

Peça a palavra com um chamado seguro e acolhedor, de preferência, antes do prato principal ou antes mesmo do aperitivo.

Por exemplo: Meus queridos, minhas queridas, estou tão grata(o) de estarmos juntos nesse momento que gostaria de falar algumas palavras. Desde já agradeço a atenção de vocês.

Sensibilize as pessoas para a importância desse momento, com ênfase na gratidão.

Por exemplo: Temos muito mais do que precisamos. Vamos pensar por um momento naquilo que nós já possuímos e vamos ser gratos por isso. A gratidão é o reconhecimento de que não temos direito a nada no universo e, mesmo assim, temos recebido tanto! Você pode falar uma coisa pela qual você é grato?

Estimule que cada um fale um motivo de gratidão. Pode ser em ordem aleatória ou em sequência dando a volta na mesa. Se alguém não quiser falar, expresse você a sua gratidão por ter a presença dessa pessoa naquela mesa. Depois de todos (que quiserem) terem falado, anuncie que fará uma leitura. Sugerimos o Salmo abaixo, mas fique à vontade para buscar outro texto importante para você. Leia como quem declama um poema, com calma e com intenção em cada palavra.

Busquei o Senhor,

e ele me acolheu;

livrou-me de todos

os meus temores.

Os que olham para ele

ficarão radiantes;

o rosto deles jamais se cobrirá

de vexame.

Clamou este aflito,

e o Senhor o ouviu

e o livrou de todas

as suas angústias.

O anjo do Senhor acampa-se

ao redor dos que o temem

e os livra.

Provem e vejam

que o Senhor é bom;

bem-aventurado é

quem nele se refugia.

(Salmo 34:4-8)

Dê alguns segundos de silêncio e pergunte se alguém gostaria de compartilhar algo que está em seu coração. Para encerrar, se for do seu costume, faça uma oração espontânea, peça a alguém que ore ou leia a oração abaixo. Se não for do seu costume, encerre com o voto abaixo:

Oração: Senhor, pedimos perdão pela nossa ingratidão. Temos recebido tanto de tuas mãos! Ensina-nos a reconhecer que tudo é dádiva, todo bem que experimentamos, de ti recebemos por graça e misericórdia. Dá-nos um coração disposto a agradecer e reconhecer o bem que triunfa sobre o mal em nossas vidas. Dá-nos ouvidos que reconheçam a tua voz para que te conheçamos. Somos gratos a ti. Somos gratos por teu amor. Amém.

Voto: Que a gratidão seja nosso alimento, noite e dia; que não nos falte agradecimento nos lábios, nos ouvidos e no coração. Que assim seja!

©2020 Aconchego

Aconchego | a arte de receber - CNPJ 40.578.980/0001-29

R. Borba Gato, 173 - Santana de Parnaíba/SP

Consulte prazo de entrega dos pedidos no checkout.

bottom of page