top of page
  • Foto do escritorThais

Hospede-se

Se você está por aqui, é possível que você goste de receber pessoas em sua casa. E talvez tenha sentido falta da casa cheia durante todo o período de

quarentena e isolamento social. Apesar de amarmos ficar em casa só nós dois, eu e meu esposo ficávamos tristes em ver nossa casa vazia e ver os amigos apenas por meio de uma tela.


Mas foi nesse período que comecei experimentar ainda mais da experiência de me hospedar, me receber e cuidar de mim. Quando falo com as pessoas sobre arrumar a mesa, gosto de reforçar que antes de arrumar a mesa para acolher alguém em minha casa, preciso estar a mesa e acolher a mim mesma. Só assim conseguirei acolher, amar e abraçar quem chega em minha casa, em minha mesa.


E talvez você esteja se perguntando o que quero dizer com acolher a mim mesma. Pode parecer estranho, mas garanto que é transformador e libertador. O mistério da mesa não acontece apenas quando estamos com outras pessoas ao redor dela. Mas também quando estamos sozinhas.


Sozinhas à mesa, temos a chance de respirar fundo, entrar em nosso coração, perceber o que estamos sentindo, quais são nossas expectativas, nossos medos, nossos sonhos. Os sentimentos e pensamentos que antes pareciam caóticos e, por vezes, assustadores, começam a ser organizados e passam a se apresentar no seu real tamanho - eles nem sempre são tão grandes quanto parecem, enquanto os negligenciamos. Nesse momento de quietude e solitude podemos abraçar quem somos, nossas fraquezas, dores e desejos. Sem julgamentos e com a oportunidade de termos nossa perspectiva transformada.


O fato é que só quando me acolho e me atento ao meu coração consigo acolher o outro e estar atenta e abraçar o coração de quem chega. Apenas depois de reconhecer quem eu sou e minhas vulnerabilidades, que posso entrar em contato, com amor e respeito, com os outros e com suas vulnerabilidades.


Por aqui, faço isso sentando a mesa comigo mesma pela manhã. Gosto de arrumar mesa, mesmo que seja só para acolher meu café preto, sentar-me, ler um livro ou minha Bíblia, fazer silêncio e me perguntar: Thais, o que está no seu coração? É meu modo de recarregar minhas energias.


Meu convite para você é que você viva esse momento com você mesma, antes de sentar-se a mesa com outras pessoas, antes de começar seu dia. Faça-se presente e hospede-se!



Sugestões para você montar sua mesa!



Comments


bottom of page